segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Está nevando no Google

É isso mesmo... hoje (19/12/2011) quem acessar o site do Google e digitar let it snow no campo de busca e depois apertar a tecla enter poderá sentir um pouco do clima natalino com "uma neve" que cairá na tela.
Pouco a pouco tudo que está escrito vai sendo coberto pelo branquinho da neve, dá até para escrever! 
Para parar o efeito, basta clicar em Defrost, um botão azul no lado direito em cima da tela.
Enfim, é o Google trazendo um pouco do clima de natal dos países do hemisfério norte que geralmente são lembrados pela neve nesta época do ano.

Escrevendo na neve



segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Internet e a classe C

Antigamente poucas pessoas tinham acesso a internet. Quem tinha computador, muitas vezes se esbarrava no alto preço do acesso mais rápido a rede. Ou você optava pela internet discada (muito lerda) para acessar após a meia noite e nos finais de semana pagando menos ou o Speedy, rápido, porém caro. Considerado luxo e que somente as classes mais altas possuíam.
Com a evolução da internet e a popularização dos computadores, os preços de ambos foram caindo e o conteúdo melhorando cada vez mais. Os computadores sempre com atualizações dos sistemas e melhoras dos hardwares e a internet com conteúdos de TVs, Rádios, Revistas e Jornais, além de todo conteúdo esportivo com jogos ao vivo e lances a lances em tempo real das partidas. 
Hoje tornou-se um acessório indispensável para as pessoas, não só das Classes A e B, mas também da Classe C. Com preços baixos a internet traz muitos custos benefícios. Ao invés de ter uma TV por assinatura e comprar o Premier Futebol Clube (Pay-per-view) para assistir todos os jogos do Campeonato Brasileiro, por exemplo, você pode pesquisar e encontrar vários sites que disponibilizam esse conteúdo online, além de canais de notícias, filmes, séries, entretenimento e tantos outros. 
Além de tudo isso, a Internet também é utilizada para fazer compras, que muitas vezes acaba sendo mais vantajoso para o consumidor. Hoje seria impossível viver sem acesso a rede. Pra tudo a gente utiliza a internet, seja para trabalho, estudo, diversão, relacionamento, contato e compras.

O politicamente correto no mundo virtual

A partir do momento em que entramos no mundo da internet e suas redes sociais, devemos nos preocupar com o que escrevemos e com quem está lendo. Sempre nos deparamos com o que seria politicamente correto ou não, dependendo do ponto de vista.
O que pode ser politicamente correto para alguém, pode não ser para outra pessoa. Então como saber os nossos limites? 
Uma vez me deparei com uma situação parecida. Fiz uma reportagem para o jornal da faculdade com o tema: preconceito contra homossexuais. Quando fui mandar um e-mail para o entrevistado, escrevi as perguntas e mostrei para uma colega de trabalho, que me alertou. No e-mail eu usava a palavra 'homossexualidade', mas fui orientado para usar o termo 'homossexualismo', porque 'homossexualidade' era entendido como ofensa para eles, por soar como doença e não opção sexual, pelo menos foi essa a explicação que tive.
Isso já iria repercutir muito sendo apenas um e-mail, imagine em uma rede social onde milhares de pessoas podem ver a mesma informação? Por isso, devemos pensar muito antes de escrever para não ofender pessoas. Antes de usar qualquer termo, temos que nos colocar no lugar dos outros e ver se pra gente não teria problema algum, enfim, é difícil, mas dá pra conseguir ser "politicamente correto" nos dias de hoje!

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Shows internacionais movimentam o ano no Brasil

Volta do Rock In Rio e economia aquecida atrai grandes bandas para o país


(Divulgação) – A banda de Trash Metal, Slayer, promete levar os fãs ao delírio em dois shows no mês de junho





O público brasileiro que gosta da boa música internacional pode comemorar esse ano de 2011. Devido à economia crescente e geração de emprego, somente no primeiro semestre, mais de 20 shows movimentaram o país em grandes apresentações que unem nomes consagrados, revelações, astros teens e muito rock n’roll.

O Brasil tornou-se uma espécie de ‘parada certa’ para as grandes turnês mundiais que as bandas fazem. Além disso, o público brasileiro é conhecido por lotar os estádios nos shows e passar muita energia para os músicos arrebentarem.

Grandes nomes do rock como: Ozzy Osbourne (ex Black Sabbath), Iron Maiden, U2, Slash (ex Guns N’Roses) e Roxette marcaram presença neste semestre. O primeiro veio em sua turnê para divulgação do álbum “Scream” em cinco shows. Os britânicos do Iron fizeram seis apresentações de arrepiar entre os meses de março e abril. Os gigantes do U2, com três apresentações em São Paulo, emocionaram o público com homenagens as crianças do ataque no realengo. O ex guitarrista do Guns N’Roses lançou mais um disco solo e uma das apresentações foi aqui. Já o grupo pop sueco, Roxette, voltou a fazer turnês mundiais. A última havia sido em 1994. Além desses, também se apresentaram: Avenged Sevenfold, The Cult, 30 Seconds to Mars, Hellowen, Stratovarius, Miley Cyrus e Paul McCartney (eterno Beatle). Esses são apenas alguns dos nomes que levaram o público para os estádios em shows incríveis.

Um grande festival também agitou o público em março. O Pop Music Festival trouxe o som de Shakira, Fatboy Slim, Ziggy Marley e Train. Apresentando desde as raízes do reggae até o eletrônico.

Outros grandes nomes já estão confirmados para o segundo semestre: Slayer, Men At Work by Colin Hay, A Day To Remember, Symphony X, SUM41, Tears For Fears, Eric Clapton e Black Label Society.

Esse ano também é lembrado pela volta do Rock In Rio. Depois de 10 anos, a cidade do Rock receberá grandes nomes da música em um festival com duração de seis dias, entre setembro e outubro. Entre os músicos internacionais que já confirmaram presença, estão: Guns N’Roses, Rihanna, Katy Perry, System of a Down, Elton John, Stone Sour, Snow Patrol, Red Hot Chilli Peppers, Slipknot, Coheed and Cambria, Motörhead, Metallica, Lenny Kravitz, Shakira, Maná, Jay-Z, Coldplay, entre outros grandes nomes da música.

O público brasileiro já não pode mais reclamar. Se antes tinham que viajar milhares de quilômetros para prestigiar a banda que é fã, hoje em dia é possível ter shows em várias cidades do país. Os grandes eventos já não ficam mais concentrados apenas na região sudeste. Até por essa acomodação os preços dos ingressos, às vezes, é considerado muito alto.

Esse é o tempo em que todos devem aproveitar ao máximo todo esse desenvolvimento. As vindas de grandes shows para o Brasil, só faz crescer o prestígio do país em outros continentes, além de atrair muitos turistas e acabar valorizando a nossa própria cultura, já que os músicos que passam por aqui sempre tiram um tempinho para conhecer as nossas maravilhas.

Portanto, é hora de escolher o show da sua preferência e curtir, porque definitivamente o Brasil entrou na rota dos grandes shows internacionais.

terça-feira, 22 de março de 2011

Internet X Impresso: a disputa pela notícia

O leitor cada vez mais procura por facilidades e notícias atualizadas, isso acirrou muito a disputa entre o Jornal Impresso e a Internet.
O jornal impresso é o primeiro meio de comunicação para o jornalista e por muito tempo foi o único. Foi nele que começaram a surgir as primeiras notícias e por ele ser impresso foi possível arquivar, ler e reler várias vezes a reportagem.
Com o passar dos anos surgiram os telejornais e os radiojornais e as notícias eram passadas cada vez mais no tempo real. Enquanto o jornal impresso 'dava' o que era destaque do dia anterior, na tv e no rádio foi possível contar o que havia acontecido há pouco. Assim foi desenvolvendo o jornalismo, enquanto isso, os leitores, ouvintes e telespectadores ficavam mais exigente. O que mantinha a vantagem do impresso era poder reler o fato, coisa que na tv e rádio se não prestar atenção acaba perdendo.
Hoje em dia, temos a tecnologia e cada vez mais sentimos a necessidade da informação, com isso, alguns veículos de comunicação aderiram a rede, transformando suas publicações em notícias online.
Através da internet, os veículos de comunicações tradicionais acabaram ganhando mais um concorrente. Na rede virtual as notícias são disponibilizadas de forma quase que em tempo real. Em relação ao jornal impresso, ficou uma briga injusta. Como uma edição que só sai nas manhãs pode competir com a notícia atualizada a qualquer hora? Mas isso não deixou que o tradicional impresso não fosse mais lido, muito pelo contrário, os tradicionais jornais foram levando seus conteúdos para o meio online e com isso conseguem ganhar os dois tipos de públicos.
O fato é de que apesar da grande revolução na comunicação, o jornal impresso nunca vai deixar de existir. O importante é sempre ir se atualizando e com os avanços tecnológicos os leitores só tem a ganhar, pois acompanham de 'perto' tudo o que está acontecendo com o seu bairro, sua cidade, seu país e até outros países.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

A entrada da internet no cotidiano das pessoas

A internet surgiu na década de 90 e no início era pouco conhecida e um tanto quanto duvidável. Ninguém sabia que anos mais tarde esta ferramenta se tornaria essencial na vida de todos.
Com o passar dos anos a internet tornou-se um importante meio de comunicação, diria imprescindível para nós jornalistas. O futebol, por exemplo, com ela ficou muito mais fácil e rápido acompanhar tudo que está acontecendo pelo mundo do esporte, desde os treinos, jogos, campeonatos até as negociações de atletas e discussões.
A família de um jogador brasileiro que está atualmente jogando no futebol árabe, pode acompanhar tudo sobre ele com apenas alguns minutos navegando pela rede online, além disso o contato fica mais fácil.
Para nós jornalistas ficou fácil fazer uma transmissão esportiva pela TV ou rádio e acompanhar tudo que está acontecendo em outros lugares e com isso ter as notícias atualizadas em tempo real para passar para os telespectadores e ouvintes.
Com a internet você não precisa esperar apenas os horários específicos para saber notícias do mundo e do esporte. Se quiser facilitar as coisas, basta só algum tempo navegando que saberá de tudo que acontece em tempo real: treinos, contussões, bastidores do mundo do esporte, negociações, jogos, tabelas... e tudo com um diferencial. Como o texto na internet precisa ser curto, os sites de emissoras de TV possibilitam sempre 'feeds' (um link que permite ler mais sobre o assunto) para os interessados, além de vídeos que podem ser vistos a hora que a pessoa quiser, como um gol do final de semana que perdeu.
Enfim, a internet é uma ferramenta que facilita o acesso a informação, porém é preciso saber usá-la de forma correta.