terça-feira, 9 de março de 2010

A evolução da TV e Telejornalismo no Brasil

A TV no Brasil chegou em 1950, trazida pelo empresário Assis Chateaubriand que era dono de empresas de comunicação como Diários e Emissoras Associadas.
No início as transmissões eram muito precárias, sem qualidade. A TV era praticamente um rádio com imagens. A primeira transmissão foi feita pelo canal 3 da TV Difusora, em São Paulo, que passou a se chamar TV Tupi. Nesta transmissão foi assistida por 200 aparelhos de TV pelo Brasil, importados por Chateaubriand. A primeira transmissão em cores no Brasil foi em 1972.
Os telejornais da época tinham um formato muito simples, as matérias eram escritas e depois lidas durante as transmissões, com locuções radiofônicas. Às vezes colocavam algumas filmagens em preto e branco ou fotos para ilustrar a notícia, mas sem som.
As principais inovações aconteceram com o videotape, no final da década de 50. Mudou a maneira de fazer principalmente no telejornalismo, que possibilitou a gravação das matérias para serem exibidas depois, já não era mais ‘tudo’ ao vivo.
A transmissão via satélite, que foi transmitida ao vivo pela TV Globo, mostrou a chegada do homem a lua, sem cortes e com uma qualidade muito boa que muitos até duvidaram de que fosse verdade o que estavam vendo.
Com o passar dos anos a TV foi evoluindo muito, e como dizem não é apenas mais um eletrodoméstico, é essencial na vida das pessoas, está presente em todos os lugares e sempre evoluindo.

Nenhum comentário: