terça-feira, 22 de março de 2011

Internet X Impresso: a disputa pela notícia

O leitor cada vez mais procura por facilidades e notícias atualizadas, isso acirrou muito a disputa entre o Jornal Impresso e a Internet.
O jornal impresso é o primeiro meio de comunicação para o jornalista e por muito tempo foi o único. Foi nele que começaram a surgir as primeiras notícias e por ele ser impresso foi possível arquivar, ler e reler várias vezes a reportagem.
Com o passar dos anos surgiram os telejornais e os radiojornais e as notícias eram passadas cada vez mais no tempo real. Enquanto o jornal impresso 'dava' o que era destaque do dia anterior, na tv e no rádio foi possível contar o que havia acontecido há pouco. Assim foi desenvolvendo o jornalismo, enquanto isso, os leitores, ouvintes e telespectadores ficavam mais exigente. O que mantinha a vantagem do impresso era poder reler o fato, coisa que na tv e rádio se não prestar atenção acaba perdendo.
Hoje em dia, temos a tecnologia e cada vez mais sentimos a necessidade da informação, com isso, alguns veículos de comunicação aderiram a rede, transformando suas publicações em notícias online.
Através da internet, os veículos de comunicações tradicionais acabaram ganhando mais um concorrente. Na rede virtual as notícias são disponibilizadas de forma quase que em tempo real. Em relação ao jornal impresso, ficou uma briga injusta. Como uma edição que só sai nas manhãs pode competir com a notícia atualizada a qualquer hora? Mas isso não deixou que o tradicional impresso não fosse mais lido, muito pelo contrário, os tradicionais jornais foram levando seus conteúdos para o meio online e com isso conseguem ganhar os dois tipos de públicos.
O fato é de que apesar da grande revolução na comunicação, o jornal impresso nunca vai deixar de existir. O importante é sempre ir se atualizando e com os avanços tecnológicos os leitores só tem a ganhar, pois acompanham de 'perto' tudo o que está acontecendo com o seu bairro, sua cidade, seu país e até outros países.

Nenhum comentário: