sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Momento História - Jornal O PASQUIM

O jornal “O Pasquim” surgiu no final de 1968 e circulou durante 22 anos. Seus criadores foram o cartunista Jaguar e os jornalistas Tarso de Castro e Sérgio Cabral, com o intuito de substituir o tablóide humorístico A Carapuça, de Sérgio Porto.
Pasquim significa jornal difamador, folheto injurioso. Foi criado um ratinho com o nome Sig (de Sigmund Freud) como símbolo do jornal, desenhado por Jaguar.
O mais influente jornal de oposição a ditadura militar no Brasil, foi se tornando mais politizado à medida que aumentava a repressão da ditadura, principalmente após a promulgação do repressivo AI-5.
Suas marcas eram: a irreverência, a polêmica, a crítica. Além de textos humorísticos havia também cartuns, charges e piadas. Faziam entrevistas com celebridades e publicavam na íntegra, com os palavrões e tudo. A entrevista mais polêmica foi com a atriz Leila Diniz, era uma mulher ousada demais pra época, falava palavrões sem nenhum pudor. Em 1969, Leila deu uma entrevista para O Pasquim e disse tantos palavrões que o então ministro da justiça, Alfredo Buzaid, determinou que houvesse censura prévia aos meios de comunicação, essa medida entrou para a história como “decreto Leila Diniz”.
Em novembro de 1970 a redação inteira do O Pasquim foi presa depois que o jornal publicou uma sátira do célebre quadro de Dom Pedro às margens do Ipiranga, (de autoria de Pedro Américo). Os militares esperavam que o semanário saísse de circulação e seus leitores perdessem o interesse, mas durante todo o período em que a equipe esteve encarcerada - até fevereiro de 1971 - o Pasquim foi mantido sob a editoria de Millôr Fernandes. As prisões continuariam, na década de 80 as bancas que vendiam jornais como O Pasquim passaram a serem alvos de atentados a bomba. Era o início do fim para O Pasquim.
Graças aos esforços de Jaguar (o único da equipe original), o semanário continuaria ativo até a década de 90. A última edição, de número 1.072, foi publicada em 11 de novembro de 1991. Antes em 1990 no carnaval, receberam a homenagem da escola de samba Acadêmicos de Santa Cruz com o enredo “Os Heróis da Resistência”.
OBS: Trabalho de faculdade, disciplina de História da Comunicação e do Jornalismo.
DICA: Nunca deixem que as oportunidades escapem!!!